quinta-feira, 1 de novembro de 2012

OPINIÃO OFICIAL DO VATICANO SOBRE A ORDEM DEMOLAY


Com certa frequência, os membros da Ordem DeMolay tem experimentado um tipo de “lacuna de comunicação” entre os membros da fé Católica e a nossa Ordem. A seguinte opinião foi feita em 1969 na ocasião da “Peregrinação do 50º Aniversário à Europa”. 

Enquanto é bem conhecido o fato que a Ordem DeMolay não tem requisitos religiosos para filiação a não ser crer em Deus, muitas vezes no passado, d
irigentes de algumas religiões faziam objeções para que seus membros não se afiliassem à Ordem. Algumas das mais fortes objeções vieram de dirigentes Católicos. Porém suas objeções a Ordem vem gradualmente diminuindo através dos anos.

Uma visita ao Vaticano, em Roma, em julho de 1969, como parte da Peregrinação DeMolay à Europa levou um grupo DeMolay a ser recebido pelo Representante do Papa, o Cardeal Jan Willebrands. Suas observações são reproduzidas abaixo e você notará o endosso que ele dá à Ordem. uma resposta a qualquer dirigente da Igreja Católica em sua comunidade que possa levantar algum “senão” de um membro de sua comunidade se filiando a DeMolay. 

Observações do Secretário da Unidade Cristã: 

“É um prazer e uma honra para mim lhes dar as boas vindas – como pedido pelo Secretário de Estado – na casa do Santo Padre. O Santo Padre está tendo uma pequena e merecidas férias em sua residência em Castel Gandolfo, ao mesmo tempo em que prepara sua viagem à África. Deste modo, ele só pode receber às quarta feiras. Esta é a razão pela qual me foi pedido para benzê-los em seu nome. A inspiração e o ideal que levou à fundação da Ordem DeMolay em 1919 tem um propósito pleno, progressivamente, em nossos dias. 

Embora o desastre de uma Guerra Mundial não nos aflija no momento presente, todos sabemos os sofrimentos infringidos sobre a humanidade pela guerra no Vietnã, o conflito no Oriente Médio, as divisões através do racismo, pobreza, etc. Vivemos em um mundo partido. Por outro lado, a humanidade nunca esteve tão unida, pelos meios de comunicação, como estamos agora. O mundo se tornou meu vizinho, mas, ai de mim, o mundo todo não é meu amigo. No amanhã, a Lua, um satélite da Terra, cairá sob nosso controle direto, se tornará um território ultraespacial, outro continente.

Vivendo numa era da mais alta perfeição científica e possibilidades técnicas, o homem tenta submeter os problemas da sociedade humana e os problemas de sua vida pessoal, através da aplicação de hábil labor, o que o levou tão longe na dominação da natureza. Porém, com apreço total pelos valores da ciência e do poder, não podemos esquecer que a ciência e o poder estão nas mãos do homem, são governadas pelo homem para servir aos homens. É precisa- mente neste ponto, ao nível humano, que outros elementos e características têm que desempenhar um papel importante, aqueles elementos que fizeram os homens grandes em seu governo, em seu comportamento, em suas relações com seus companheiros. Tais elementos e características são sobretudo: reverência a Deus, suprema fonte de justiça e paz, amor do homem respeitando sua dignidade humana como criatura e filho de Deus, e então companheirismo e honestidade com todos os homens e com nosso país. Então preenchemos os Mandamentos dados no livro do Deuteronômio (6,5), e lembrados por Jesus no Evangelho de Marcos (12,29): “Ouça, oh Israel: o Senhor nosso Deus, o Senhor é uno; e vós deveis amar o Senhor nosso Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com toda a sua mente e com toda a sua força”, e Cristo adiciona a este primeiro mandamento um segundo, que também encontramos no livro do Levítico (19,18) “Deveis amar seu vizinho como a si mesmo”, e ele conclui, “não há Mandamento maior que esses”. 

Esta inspiração anima a Ordem DeMolay e, então, vocês como seus membros, em seu serviço pela humanidade, especialmente os doentes, os abandonados, os inválidos, etc.

Possa eu, como Presidente do Secretariado para a Promoção da Unidade Cristã, expressar minha gratidão e alegria que a filiação à Ordem DeMolay inclua Católicos, Protestantes e Judeus numa grande cooperação em benefício da humanidade. Eu os congratulo particularmente na ocasião do 50º Aniversário da Ordem DeMolay e oro para que o Deus dos anfitriões possa abençoa-los em seu nobre trabalho”. 

Cardeal Jan Willebrands

Um comentário: